Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

90.000 Horas de Serviço Comunitário Como Parte da Tradição de Universidade

sexta-feira, agosto 11, 2006

A missão da igreja, por definição, envolve a interação com a comunidade, alvo da da ação do corpo de Cristo. No entanto, a dificuldade em compreender a tensão entre "estar no mundo" e "não ser do mundo", parte da compreensão evangélica da natureza da igreja, não tem contribuído para que a ação social seja mais intensa e real.

Na semana passada, uma reportagem exaltou uma iniciativa, chamada Projeto Impacto, nos Estados Unidos que apresentou 90.000 horas de serviço comunitário este ano. Tive o privilégio de participar desse projeto por três anos, no Union College (Lincoln, Nebraska) e experimentar em primeira mão o impacto que ele causa na comunidade e nos voluntários.

Um verdadeiro exemplo de como viver o que se prega!
Marcelo Dias


O Projeto Impacto começou com a meta de pintar 100 casas para celebrar o centenário do Colégio União. Pintura de casas e embelezamento da vizinhança continuam a ser projetos prioritários.

O Projeto Impacto é inteiramente liderado por estudantes. Justin Okimi (à esquerda) e Jesse Proctor coordenam atualmente a equipe de liderança.

Estudante do Colégio União, Sean Dale, conduz uma seção de leitura de histórias.

Antes de saírem para servir, os mais de 800 voluntários do Colégio União se reúnem diante da torre de relógio do campus para uma foto de grupo.Em 24 de agosto os estudantes do Colégio União, em Lincoln, Nebraska, estarão dedicados a pinturas de casas num projeto de serviço comunitário chamado Projeto Impacto. Praticamente o campus inteiro estará envolvido nisso. O 25o. aniversário do evento está chamando atenção além dos limites do colégio.

O governador de Nebraska, Dave Heineman, deverá estar presente no dia de abertura das atividades. Uma semana dentro do semestre de outono se esperaria que na sua maioria os estudantes preferissem dormir até mais tarde em vez de acordar cedo para pintar casas ou arrastar arbustos, a menos que exigido, ou talvez se lhes fosse dado crédito por tal envolvimento. Mas ao longo dos anos, estudantes voluntários têm encontrado um tipo diferente de motivação--e isso nada tem a ver com guloseimas grátis e camisetas que obtêm por ajudar. A estudante de comunicação Mindy Mekelburg explica a atividade deste modo: "O Projeto Impacto me fez olhar para além de mim mesma e ver a necessidade de ajuda em nossa comunidade".

Desde 1981, cerca de 135.000 voluntários como Mekelburg acumularam mais de 90.000 horas de serviço com um objetivo em mente: fazer uma diferença. "Há sempre a tentação de usar o dia para descanso muito necessário em vez de aparecer para o Projeto Impacto às 8:14 da manhã", admite Larry Ray, um professor de matemática do Colégio União. Mas ele logo acrescenta: "Ao final do dia, ficamos imaginando como pudemos ter sido tentados a ficar de fora disso. O gozo de ver os olhos de uma criança brilharem ou a apreciação expressa pelo pessoal da agência nos concede satisfação imensurável. Essas bênçãos nos têm mantido em ação por 25 anos".

Ao longo das décadas, as agências locais têm dado as boas-vindas e até dependem do zelo dos voluntários do Projeto Impacto. Shanna Letcher, coordenadora voluntária para uma organização de apoio à infância, diz que antecipa trabalhar com os voluntários do Colégio União: "Eles nunca são negativos; são sempre tão alegres. Aparentam que realmente desejam estar aqui". E realmente isso se dá, declara Justin Okimi, que se graduará este ano e atua como capelão assistente do Colégio União, coordenador do Projeto Impacto por seis vezes.

O Projeto Impacto procura adaptar aos voluntários serviços que mais bem se adaptem a seus talentos e interesses. Os voluntários dizem que isso lhes desperta o entusiasmo e significa que terão mais possibilidade de se dispor a projetos de longo prazo. Heather Dickman, que estuda ciências da saúde, diz que "após participar em meu primeiro ano, fiquei animada a envolver-me em mais atividades voluntárias . . . e desejava causar um impacto por todo o ano".

Este ano o Projeto Impacto fará parceria com o Programa de Ação de Lincoln--uma agência privada e sem fins lucrativos de ação comunitária--para um projeto especial de 25o. aniversário: revitalizar os bairros Clinton e Hartley, em Lincoln. Sob a direção de Okimi, os voluntários irão limpar quintais, remover pixações e refugos e plantar árvores, entre outros projetos de renovação urbana. Também participarão de um período de leitura para crianças na Biblioteca da Cidade de Lincoln. Okimi declara que ele, juntamente com voluntários do C.U., sentem-se realmente "privilegiados em ser parte desses projetos". E prossegue: "Ao fazer os estudantes sentirem-se realmente parte da comunidade, o Projeto Impacto perpetua o processo de voluntarismo. Faz com que os estudantes cheguem a perceber: 'Peraí, eu não freqüento só o colégio aqui, eu moro aqui. Sou parte disto".

Por Elizabeth Lechleitner/ANN Staff
http://news.adventist.org/data/2006/07/1154964486/index.html.pt

0 comentários: