Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

Menonitas -- Conservadores Podem Crescer

quarta-feira, setembro 06, 2006


Com as características confortáveis do estilo de vida americano, a dedução mais lógica diria que os Menonitas jazem no esquecimento. Mas essa religião cristã, em que os membros rejeitam todas as facilidades da vida moderna, incluindo computadores, celulares e carros, tem experimentado um crescimento destacado.

A Antiga Ordem Menonita, conhecida nos Estados Unidos como "horse-and-buggy" ou "Wenger Mennonites" apresentava 200 famílias em 1927. Hoje, segundo um estudo recente, eles são 18.000 em nove estados americanos.

Esse grupo decidiu separar-se dos demais menonitas quando os demais aceitaram o uso de automóveis e outras "regalias mundanas". Por outro lado, apresentam-se mais progressivos do que os Amish, um grupo semelhante, já que usam eletricidade, tratores e são menos rígidos em relação às roupas e barbas.

Segundo o estudo, dois fatores tem relação direta com o crescimento significativo dos Menonitas-Wenger: o conservadorismo e as altas taxas de fertilidade nos Estados Unidos. Em média, essas famílias tem 8,3 filhos.

Merece grande destaque a habilidade desse grupo em reter os jovens -- 90% deles permanecem menonitas. Nesse sentido eles identificam a redução de influência "externa", através da televisão, rádio e internet, como contribuinte para "permanecerem longe das muitas tentações do mundo".

Original: Wenger Mennonites Show Sharp Growth Rates, por Daniel Burke, para Religion News Service.

0 comentários: