Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

Wall Street Journal: Crescimento da Igreja Gera Conflitos

quarta-feira, setembro 06, 2006

A edição de ontem do Wall Street Journal apresentou uma reportagem sobre os conflitos em igrejas evangélicas nos Estados Unidos que procuraram implementar as idéias de crescimento da igreja de Rick Warren.

Segundo o artigo os principais pontos de atrito são:
1. Introdução de conceitos de marketing para promover o evangelho.
2. Sermões que abordam a aplicação da fé nos contextos cotidianos.
3. Uso de projetores para colocar as letras dos hinos na tela.
4. Músicas que utilizam o violão como instrumento principal.
5. Atração de jovens para a igreja.

O articulista, então, discorre sobre várias situações onde essas idéias causaram dissensão entre os membros que são a favor e contra, chegando até mesmo a causar mudança na liderança e membresia.

Alguns podem se escandalizar com a idéia de que o crescimento da igreja possa gerar conflito, uma vez que essa é a expectativa natural da igreja. No entanto, a prática demonstra que mudar alguns paradigmas e aplicar novos conceitos, como esses do Movimento de Crescimento da Igreja, certamente envolve bastante diplomacia e negociação.

Em nenhum momento afirmamos que tudo o que Rick Warren apresenta está correto e se aplica em todas as situações, mas talvez o mais impressionante é a pequenez dos pontos que causam tamanha discussão.

Segundo estatísticas, 89% dos membros acreditam que a igreja existe para satisfazer as necessidades da sua família e somente 11% entendem que a sua principal missão é para com os que não se encontram nela.

Graças a Deus pela natureza dinâmica da igreja que oferece um ambiente propício para a maior mudança que o ser humano jamais viu: a conversão. -- Marcelo Dias

1 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.