Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

Quão Saudável é a Sua Igreja?

sexta-feira, outubro 27, 2006

Duas afirmações unânimes são: "A Igreja deve ser saudável" e "uma igreja saudável deveria naturalmente crescer". A pergunta, no entanto, mais difícil de conseguir a mesma unanimidade, é: "Como saber se a Igreja é saudável?"

Como saber se a adoração, instrução, evangelismo, treinamento e comunhão na sua igreja está no caminho certo? Como medir o impacto do ministério na congregação e na comunidade?

Marshall Shelley, editor do Leadership Journal, publicou recentemente um artigo entitulado
"Can Effectiveness in Ministry Be Measured?"

Segundo ele, a saúde da igreja hoje tem a ver com transformação de vidas. Eis a sugestão de quatro maneiras de se medir o sucesso no discipulado:

1. O número de interessados nos cultos e eventos evangelísticos (no mínimo, 15 por cento).
2. O número de membros capacitados para testemunhar da sua fé (no mínimo, 25 por cento).
3. O número de adoradores que participam em pequenos grupos de oração e estudo bíblico (no mínimo, 60 por cento).
4. O número de membros que já identificaram os seus dons espirituais e estão aplicando-os de alguma forma (no mínimo, 60 por cento).

Marshall ainda lista cinco perguntas interessantes que nos ajudam a medir o impacto da igreja na vida das pessoas:

1. As pessoas sentem a presença de Deus na igreja? Apesar de a resposta ser bastante individual, havemos de concordar que a negativa é um parâmetro supremo.
2. A igreja é focada nos outros? As pessoas estão interessadas em conhecer novas pessoas, o que eles precisam e como podem suprir essas necessidades?
3. Os convidados encontrarão alguém na igreja como eles? Existe a identificação entre visitantes e membros?
4. A igreja sabe lidar com conflitos? O que determina a saúde da igreja não é necessariamente a não existência de conflitos, mas como são administrados.
5. Existe um clima de expectativa? O que motiva a igreja além de saber como Deus tem os guiado no passado, é viver uma expectativa e viver as bênçãos dos céus no presente e no futuro.

De forma absoluta no entanto, só vamos conhecer a verdadeira espiritualidade quando ouvirmos "muito bem, servo bom e fiel" (Mt. 25:21).

1 comentários:

Ronaldo Jr. disse...

Olá Marcelo, a tempos acompanho seu blog, mas nunca postei, sempre imprimo alguns de seus artigos, principalmente relacionados ao futuro da igreja e as questões de cunho social. Mas seu artigo sobre o crescimento das igrejas, veio enriquecer um trabalho que estou escrevendo acerca do conflito de gerações que há na sociedade religiosa adventista, como em qualquer outra sociedade.