Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

Por Que as Pessoas Saem da Igreja?

quarta-feira, novembro 15, 2006

Um estudo recente realizado pela LifeWay Research com 469 pessoas apontou as causas pelas quais elas pararam de ir à igreja.

De forma geral, 59% das pessoas que sairam da igreja disseram que a causa foram as mudanças na situação de vida. De acordo com o estudo, 19% dessas pessoas simplesmente tornaram-se ocupadas demais para freqüentar a igreja. Outros 17% apontaram as responsabilidades para com a família como sendo a razão principal. Ainda foram mencionadas a situação no trabalho, divórcio e mudança como influenciadores nesse distanciamento.

Outra razão comum para deixarem de ir à igreja segundo a pesquisa é a decepção com o pastor/igreja. Dos entrevistados, 37% citaram esse item. Segundo a LifeWay, 17% das pessoas disseram que os membros da igreja eram "hipócritas" e "julgadoras dos outros" e 12% apontaram que a igreja era conduzida por uma "panela que desencorajava o envolvimento".

Ainda, 80% dos que deixaram a Igreja não têm uma crença firme em Deus, o porquê de eles priorizarem o trabalho e a família em relação à igreja.
Entre as dez principais razões para as pessoas sairem da Igreja, somente duas eram espirituais. Parte dos entrevistados, 14%, disseram que a igreja não estava contribuindo para o seu desenvolvimento espiritual, enquanto outros 14% disseram que pararam de acreditar em uma religião organizada.

O estudo ainda sugere que uma maior atenção aos membros pode influenciar no discipulado. Das pessoas que deixaram a igreja, 16% disseram que ninguém as contactou após pararem de freqüentar a igreja e outros 16% sentiram que ninguém parecia se importar com o fato.


Mais detalhes sobre essa pesquisa clicando aqui (em inglês).

0 comentários: