Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

O Evangelho Ecológico

terça-feira, dezembro 12, 2006

A o mundo enfrentar a “inconveniente verdade”, como o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, chamou a mudança climática, as igrejas na Grã-Bretanha estão procurando saber como podem ajudar a deter não apenas a decadência espiritual do planeta, mas também o seu declínio ambiental.

No dia 20 de novembro passado, várias igrejas se uniram numa reunião sobre as mudanças do clima, em uma reunião realizada na sede do Christian Aid, uma organização beneficente com sede em Londres.

Segundo o Christian Aid, “nenhum outro tema em particular se apresenta como um claro e iminente perigo para o bem-estar futuro dos pobres do mundo.”

“As potenciais devastações das mudanças climáticas são tão severas que poderiam anular os esforços para assegurar um desenvolvimento significativo e sustentável nos países pobres”, continua o relatório. “Na pior das hipóteses, poderiam também fazer retroceder o progresso real até agora alcançado... A mudança no clima, então, é um tema de grande urgência para a pobreza”.

Dentro do contexto teológico das igrejas como “mordomos fiéis” da Criação, o Christian Aid enfatizou a importância da urgente necessidade da diminuição das emissões de carbono no ar para proteger o meio ambiente e lutar contra a pobreza nos países em desenvolvimento.

A essência da reunião foi que essas igrejas que apóiam o Christian Aid deveriam praticar o que pregam.

Os temas levantados foram:

  • O que as igrejas estão fazendo para diminuir a emissão de carbono dentro de seus prédios?
  • Os membros deveriam usar lâmpadas que economizam energia?
  • Os prédios das igrejas estão adequadamente isolados?
  • Há mais que poderia ser feito, como o transporte solidário para assistir aos serviços de culto na igreja?

No ano de 2007, o Christian Aid planeja alcançar o governo e as empresas num esforço para encorajar as indústrias a se registrarem e diminuírem a taxa de emissão de carbono para cinco por cento cada ano.


Por Alan Hodges, para a ANN (Ano 9 - 2006 – 332 – 12/12/06).

0 comentários: