Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

Por Fora da Cultura

segunda-feira, junho 18, 2007

A cultura americana é caracterizada por um graade número de pesquisas feitas nas mais diversas áreas. A LifeWay Christian Resources recentemente chegou à seguinte conclusão: os pastores estão menos informados sobre a cultura atual do que as pessoas na igreja.

A pesquisa abordou 12 facetas da cultura: livros, música, esportes, celebridades, programas de televisão, política, revistas, programas de rádio e TV, filmes, internet, jogos de videogame e moda.

Após a entrevista com 797 pastores e 1.184 membros evangélicos, os estudos mostraram que em nenhuma das 12 categorias os pastores estavam mais informados do que os membros.

Os pastores se mostraram mais informados sobre a política. Na categoria, esportes, houve um empate técnico. No restante, a disparidade foi acentuada: os pastores estão bem desinformados. As distâncias maiores foram apresentadas nas áreas dos jogos eletrônicos, moda e celebridades.

Os pastores mais jovens estão mais a par dos esportes, internet, música, moda, celebridades e jogos eletrônicos do que os mais velhos. Essa também é a realidade entre os membros.
Interessante a constatação de que, entre os membros, o relacionamento com esses aspectos da cultura nao varia de acordo com o tempo de igreja e o cargo que ocupam.

A grande pergunta, após essa pesquisa, portanto é: Está a igreja impactando a maneira como as pessoas interagem com a cultura?

Ron Sellers, presidentre da Ellison Research comenta: "Existe um longo debate no cristianismo sobre qual seria o nível apropriado de envolvimento na cultura popular. Alguns cristãos acreditam que a separação do mundo é parte do comportamento exemplar, enquanto outros acreditam que o envolvimento no mundo é necessário para que se possa 'alcançar' o mundo".

Ainda, segundo Sellers, independentemente dessa discussão, um ponto é certo: "Os pastores precisam estar informados sobre o que está acontecendo lá fora para compreender como a cultura está influenciado as pessoas que estão buscando alcançar".

1 comentários:

Anônimo disse...

Caro Pr. Marcelo
Essa situação revela uma falha da administração das igrejas ( denominações), pois por se tratar de instituições sem fins lucrativos ( pelo menos é o que se supõe), todo trabalho deve ser dirigido em função da missão da igreja. Qual é a missão da igreja?

Um abraço.
Edson Vergilio - vervebr@yahoo.com.br