Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

A União dos Cristãos

segunda-feira, novembro 26, 2007

"Em quase três anos de pontificado, Bento XVI coleciona polêmicas com outras correntes religiosas. Até agora, os únicos acenos positivos se dirigiram à Igreja Católica Ortodoxa, separada da Apostólica Romana desde o cisma de 1054. Bento XVI considera a unidade dos cristãos um dos eixos de seu pontificado e quer avançar neste tema.

"O primeiro passo concreto para superar a ruptura entre o Ocidente e o Oriente acaba de ser dado. O Vaticano divulgou um documento, com 46 pontos, que poderá indicar o caminho da reunificação após quase mil anos de trajetórias independentes. O texto diz quevo papa é "o primeiro patriarca" e Roma "a primeira sede" da Igreja.

"O documento é resultado de um encontro realizado em outubro, em Ravenna, na Itália, com o objetivo de lançar as bases para unir o 1,1 bilhão de católicos com os 250 milhões de ortodoxos.

Ao longo dos séculos, houve algumas tentativas de reunificação, sobretudo nos conselhos eclesiásticos de Lyon, em 1274, e Florença, em 1439, mas o tema não avançou. As mútuas excomunhões só foram levantadas em 1965 pelo papa Paulo VI e pelo patriarca Atenágoras I. Agora, o documento de Ravenna pode ser o primeiro tijolo desta futura nova igreja unificada.

Fonte: Terra - Artigo integral - 28/11/07

0 comentários: