Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

Caráter de Missionário

quarta-feira, junho 18, 2008

Evangelização é 90% atitude e 10% estratégia. Esse é o convite a uma vida de consagração. Na prática a idéia é que o caráter do evangelista está mais relacionado aos resultados do que os próprios materiais e atividades realizadas. As atitudes corretas elegem naturalmente as melhores estratégias.

Recentemente a AMME definiu sete características fundamentais para os missionários cumprirem o propósito do ministério. Este conjunto de características ficou conhecido como 7C. Veja aqui que características são essas e como elas impactam tudo o que fazemos:

Conversão
"O aspecto do caráter ligado à conversão é a manutenção de uma referência: somente somos capazes de viver em conversão quando podemos olhar para a pista contrária e dizer “foi de lá que eu vim, mas agora eu mudei.” Crentes que perdem esta referência se tornam fariseus, vivem uma santidade esquizofrênica, alienada e irreal. Precisamos poder dizer como Paulo que dos pecadores somos os maiores e ainda assim viver agora em perfeita santidade. "

Chamado
"O aspecto do caráter que interessa aqui é a consciência do chamado. Estar cheio de uma chama irresistível como Jeremias, de um fogo que urge para sair de nós em voz profética é a condição para fazermos grandes coisas para a glória de Deus."

Comunhão
"A capacidade de trabalhar junto com outros para a realização de um propósito maior é essencial quando pensamos no tamanho da tarefa que está diante de nós."

Compaixão
"A figura do médico que é bem quisto quando sabe compreender a dor de seu paciente é que evocamos aqui. Compreender as dificuldades das igrejas, sentir suas urgências, ver seus obstáculos é necessário para o desenvolvimento de soluções efetivas."

Competência
"As competências, propriamente ditas, normalmente não são parte do caráter, mas o sentimento de competência é. Saber que recebemos de Deus dons e capacidades que devem ser usados em prol do crescimento do corpo é importante."

Comunicação
"Nosso ministério é profético. Nós falamos da parte de Deus às igrejas sobre a evangelização, portanto, comunicar-se é fundamental em nosso ministério. É claro que muito da comunicação reside na capacidade e no conhecimento, mas a vontade de transmitir a palavra de Deus e comunicar aquilo que é importante e útil é parte do caráter."

Compromisso
A determinação em continuar, apesar das dificuldades, a paciência e a perseverança são necessárias em um ministério que enfrenta forte oposição do inimigo.

Leia mais.

1% das Igrejas Fecha a Cada Ano

sexta-feira, junho 13, 2008

Em média um por cento das igrejas fecha as portas definitivamente a cada ano, de acordo com um novo estudo.

A descoberta, publicada na edição de junho do Journal for the Scientific Study of Religion, apresenta que cerca de dez de cada mil congregações americanas deixam de existir a cada ano.

Pesquisadores da Universidade Duke e da Universidade do Arizona descobriram que essas congregações tinham menos adultos participantes do que as igrejas ativas, e um tamnho médio de 50 membros. Eles também aprenderam que, em anos recentes, problemas haviam estimulado pessoas a deixarem a igreja.

Igrejas têm um taxa de mortalidade anual menor do que outras organizações, como grupos de serviço social (2,3%), viniculturas da California (5%) e organizações pró-paz (9%).

A principal diferença entre as igrejas que fecham e as congregações que são reavivadas é a disposição em adaptar ... em resposta a mudanças na comunidade onde estão, o estudo concluiu.

Mark Chaves, sociólogo da Universidade Duke e co-autor do estudo, ainda afirma: "Normalmente, alguém pensaria que uma baixa taxa de mortalidade significa que as congregações em geral são organizações saudáveis. ... Mas não acreditamos que este seja o caso. Ao contrário, pensamos que isso significa que as congregações são um tipo de organização que busca maneiras de permanecer viva, mesmo quando estão fracas."

Leia o relatório.

Imprensa Especula Sobre Conversão de Bush

Realmente não apóio o alarmismo nem a tentativa de advinhar alguns cumprimentos proféticos. Por isso não é com freqüência que publico notícias sobre certos assuntos. No entanto, a observação sobre os fatos no mundo político-religioso deveria fazer parte dos nossos hábitos.

Hoje, foi noticiado o encontro entre o presidente George W. Bush e o Papa Bento XVI nos jardins do Vaticano, ao lado da torre medieval de São João, numa visita que suscitou especulações na imprensa italiana sobre uma possível conversão de Bush ao catolicismo no próximo ano.

Bento XVI dispensou um tratamento particular ao chefe de Estado americano, já que o recebeu ao ar livre, diante da torre, um gesto especial e único.

As boas relações entre Bush e Bento XVI contrastam com o relacionamento difícil ccom o Papa João Paulo II, que se opôs à guerra no Iraque. Esta foi a primeira vez na história recente que um Papa caminhou amigavelmente com um chefe de Estado plos jardins do Vaticano.

Segundo Carlo Rossella, diretor da revista Panorama, que afirma ter "fontes confiáveis", Bush pensa em se converter ao catolicismo. Bush seguiria assim o exemplo do ex-premier britânico inglés Tony Blair, que se converteu ao catolicismo depois de deixar o cargo.

O jornal La Repubblica afirma que assessores próximos ao presidente dos Estados Unidos fizeram referências indiretas ao assunto. O mesmo jornal destaca que Bush e o Papa alemão compartilham a mesma visão sobre os "demônios" que ameaçam o planeta no século XXI.


Pastor da Maior Igreja Evangélica da Europa

sexta-feira, junho 06, 2008

Entre os pastores evangélicos que têm se destacado no crescimento da igreja no século 21 está Sunday Adelaja, fundador da Igreja Embaixada de Deus, com 30 mil membros, em Kiev, Ucrânia. A maior igreja da Europa tem mais de 100 mil membros, incluindo as localidades satélites, sendo que 99 por cento dos membros são europeus caucasianos.


Recentemente, Sunday Adelaja publicou o seu bem-sucedido livro ChurchShift. Adelaja, órfão e pobre, cresceu no lar cristão da sua avó. Entregou a sua vida a Cristo quando tinha 19 anos. Foi à União Soviética para estudar jornalismo através de uma bolsa de estudos e mais tarde tornou-se pastor.

O líder cristão nascido na Nigéria conta que a sua igreja começou a experimentar um crescimento massivo, após quatro anos sem frutos, quando ele começou a alimentar os pobres e cuidar dos viciados em drogas e alcoólatras na Ucrânia.
Ele também desafiou cada membro a influenciar e impactar a cultura. "Não deixe as pessoas se sentirem confortáveis sentadas nos bancos. Você tem que ficar insistindo para que acreditem que podem mudar o mundo."

O influente pastor europeu ainda compartilha que o prefeito de Kiev, o chefe de justiça da Ucrânia e o primeiro ministro do país são da sua igreja.

Analisando a maneira como muitas igrejas tem funcionado, ele diz: “As igrejas são como um clube. Estamos tentando fazer as pessoas se sentirem bem, entretê-las e tentando mantê-las ali. Estamos agradando aos homens em vez de a Deus. Acho que precisamos mudar o foco; ele tem que ser 'Qual é a pulsação do coração de Deus?' 'O que Deus deseja?'"

Adelaja também acredita que as pessoas devem ser ensinadas que o foco da sua vida não está nelas mesmas, mas em Deus. E que enquanto os pastores ensinarem que o propósito de acreditar em Deus é receber as bênçãos, as pessoas não influenciarão a sua cultura.

Link para matéria em inglês.