Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

O Avanço dos Católicos na Mídia

segunda-feira, setembro 15, 2008


A revista IstoÉ desta semana (17/9/08) traz uma reportagem sobre o uso da mídia pelos católicos.

"Há quem diga que Jesus Cristo tenha sido o grande comunicador da história das religiões. Em
seus discursos, ele se posicionava a favor do vento para que sua voz ganhasse amplitude.
Utilizava a simbologia da palavra "pastor" para mostrar a importância de ser líder das "ovelhas
desgarradas". Nos sermões para as multidões, a montanha era seu palco. A tática, mesmo que
não intencional, funcionou. Milhões de pessoas se viram - e se vêem - representadas em suas
metáforas, arquétipos e alegorias."

"Os pioneiros na entrada profissionalizada da mídia como reforço da prática da fé foram os
evangélicos pentecostais (como a Igreja Universal do Reino de Deus, que atualmente tem a
Record como carro-chefe). Com o discurso adaptado aos novos tempos, o número de seguidores no Brasil aumentou de 3,4% para 15% em 50 anos. Inversamente, os católicos diminuíram de 93% para 73% no mesmo período. "Devemos copiar aquilo que deu certo na forma com que os
evangélicos utilizam a grande mídia", reconhece o monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção
Nova, o maior pólo de comunicação católica do Brasil."

A matéria menciona:
Pe. Jonas Abib, fundador da Canção Nova;
Cleidimar Moreira, músico;
Robson de Oliveira Pereira, líder de audiência na Rede Vida;
Pe. Marcelo Rossi
João Monteiro de Barros Filho, fundador da Rede Vida;
Pe. Zezinho;
Pe. Fábio de Melo.
"A cada ano, aumenta o número de padres cantores, festivais profissionais de música, livros, revistas, discos, DVDs, programas de rádio, tevês, além de sites, blogs e, até mesmo, feira de produtos e serviços semelhante aos grandes salões de negócios. Os CDs, produzidos há dez anos em pequenos estúdios das gravadoras religiosas, ganham espaço nas gigantes, como Sony e Som Livre, que ainda gravam DVDs ao vivo de espetáculos com milhões de fiéis."

0 comentários: