Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

Lançamento: Teologia da Missão Integral

domingo, abril 24, 2011

O pastor e missiólogo adventista Érico Tadeu Xavier, ex-aluno da pós-graduação da FTSA, lançou no dia 16 de março de 2011, o livro Teologia de Missão Integral nas Práxis Evangélicas na América Latina, publicado pela Editora Descoberta. O ato de lançamento, realizado no auditório da FTSA, reuniu mais de 100 pastores e líderes, pertencentes a diversas denominações e procedentes de várias regiões do país.

A obra, com aproximadamente 300 páginas, é parte da tese de doutoramento do autor no Programa Doutoral Latino-Americano – PRODOLA. O texto se organiza em oito capítulos distribuídos em duas grandes unidades: a primeira, apresenta um panorama histórico e teológico das eclesiologias latino-americanas, com especial destaque para o pensamento do missiológo Orlando Costas, que referencia conceitualmente a obra; a segunda parte traz um quadro histórico e teológico da práxis missiológica adventista, com especial destaque para estudo de casos na cidade de Londrina. O foco principal consiste em verificar e avaliar se o expressivo crescimento das igrejas cristãs, sobretudo nas últimas décadas, atende ao princípio missiológico do “crescimento integral”. Um livro com riqueza metodológica, que poderá servir também como um guia de estudo e modelo ferramental para análise e aplicabilidade em outros contextos brasileiros, sobretudo, os espaços urbanos.

“Ao concluir seus estudos na FTSA desafiei Érico a matricular-se no Programa Doutoral Latino-Americano (PRODOLA). Em muitas das nossas conversas ele foi demonstrando interesse em estudar mais aprofundadamente os escritos de Orlando E. Costas. Esse desejo foi para mim uma grata surpresa, pois o meu doutorado foi sobre os conceitos missiológicos de Costas. Tenho agora o privilégio de ver que o Érico está colocando suas pesquisas para o público em geral. Creio que esse livro será de grande ajuda aos pesquisadores, pastores, teológos e missiólogos. Os conceitos aqui expressos são extremamentes relevantes para o momento que vive a igreja brasileira tão incerta e insegura quanto ao desenvolvimento da missão, a missão integral que aponta para todas as dimensões do Reino de Deus. Recomendo esse livro com muito carinho e creio que a leitura do mesmo fará bem a todos os que buscam a glória de Deus enquanto cumprem os mandamentos de Cristo”.
(Prof. Antonio Carlos Barro, PhD – Fundador da Faculdade Teológica Sul Americana)

“Em uma época de relativismo cultural e questionamento dos valores da modernidade, as instituições tendem a ser percebidas como suspeitas e consideradas deletérias para o bem-estar do indivíduo e da sociedade. Neste contexto sócio-cultural, a igreja não tem sido poupada de críticas advindas de uma percepção pós-moderna da realidade. Esta obra de Érico Tadeu Xavier aborda justamente a igreja. Aos estudiosos da eclesiologia e missiologia, e também aos demais leitores, este trabalho oferece um estudo de caso com rigor acadêmico, enriquecido com informações sobre a contribuição dos Adventistas do Sétimo Dia para o campo religioso brasileiro. É um trabalho relevante e contribui para o aprofundamento do tema, sendo portanto digno de ocupar um lugar no acervo dos estudiosos e demais interessados na igreja e na missão.
(Prof. Elias Brasil de Souza, PhD - Diretor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, Sede IAENE - Cachoeira – BA)

“O leitor encontrará nestas páginas contribuições acadêmicas muito práticas que servem como um guia metodológico de observação e análise, que poderá ser adotado para novas pesquisas sobre temáticas e contextos afins. Esse conjunto instrumental investigativo é criativamente empregado no uso que se faz de recursos de pesquisa aplicados no âmbito da igreja local. Um texto que demonstra notável equilíbrio entre a articulação rigorosa do procedimento investigativo, que a investigação acadêmica requer, com a vivência e a práxis de um coração pastoralmente envolto pelo amor à igreja e sua missão transformadora no contexto do século XXI. Um enfoque atual e inovador, que demonstra bem como é possível – sem que se perca a identidade histórica das denominações - transpor limites e barreiras confessionais em favor de uma tarefa que convoca indistintamente a todos os que conhecem o Evangelho a uma missão; missão de compromisso incondicional com a vida em toda a sua integralidade. Um livro que o leitor vai apreciar tanto pelo zelo para com a pesquisa quanto pela riqueza de detalhes e leveza de estilo.”
(Prof. Wander de Lara Proença, PhD, - texto extraído do prefácio à obra)

Para mais detalhes sobre o livro: Editora Descoberta www.descoberta.com.br
 

0 comentários: