Recentemente a Adventist Review publicou um editorial que enfatiza uma importante questão atual em termos de crescimento da igreja -- por que os homens odeiam ir à igreja.
Um livro com esse título, escrito por David Murrow, tem sido o causador de várias reações no meio evangélico em relação a o que as igrejas precisam fazer para atrair mais os homens.
Na verdade o autor vai além, dizendo até que "a maioria dos homens que gostam do estilo das igrejas de hoje são passivos".
O livro lista algumas razões pelas quais os homens não se interessam mais pela igreja:
1. As pessoas precisam falar, ler e orar na igreja e, de forma geral, os homens não são tão bons nisso quanto as mulheres.
2. A metodologia (as classes bíblicas e o processo de aprendizado) da igreja atrai mais as mulheres do que os homens.
3. As metáforas para a caminhada cristã são femininas. Ex: um relacionamento pessoal com Jesus.
Em contrapartida, Bonita Shields em seu editorial apresenta que talvez essas não sejam as verdadeiras razões, já que ela não concorda que a igreja seja muito feminina, os pastores delicados demais e que a capacidade aprendizado dos homens seja inferior.
As mulheres realmente são maioria na igreja -- fato que nem todas realmente apreciam. As solteiras percebem o desequilíbrio e as desvantagens da situação. As casadas sentem as conseqüências em sua família. Se o homem não se envolve na igreja, certamente não exercerá a sua função de líder espiritual do lar.
Todos concordamos, portanto, que a igreja precisa continuar buscando ativamente apresentar o evangelho de forma atrativa para todos os segmentos e também para os homens.
Why Men Hate Church, por Bonita J. Shields -
http://www.adventistreview.com/issue.php?issue=2006-1523&page=5&PHPSESSID=7ffcae20a86fdb2281796334daa8eeb0
Why Men Hate Going to Church
http://www.cbn.com/spirituallife/ChurchAndMinistry/
menhatingchurch.aspx
Por Que os Homens Odeiam Ir à Igreja
quarta-feira, agosto 16, 2006
Postado por Pr. Marcelo Dias às 12:48 AM
0 comentários:
Postar um comentário