Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

O Pastor Coca-Cola

quinta-feira, maio 14, 2009


A revista Super Interessante deste mês (maio/2009) apresenta o fenômeno da igreja de Enoch Adeboye que fez a seguinte declaração polêmica: "Se a Coca-Cola pode, nós podemos".

Eleito uma das 50 pessoas mais influentes do mundo, disse que a multinacional de bebidas americanas projeta que em 2020 haverá ao menos 1 Coca-Cola na casa de cada família no mundo; assim também sua igreja terá nesta mesma época 1 fiel em cada lar no planeta.

"Nos anos 80, a igreja evangélica Redeemed Christian Church of God começou a arrebanhar fiéis fora da terra natal, a Nigéria. Liderada pelo pastor Enoch Adeboye, um doutor em matemática, a expansão se provou um sucesso: multiplicou os então 40 templos da igreja para mais de 5 mil, hoje espalhados por 117 países. Também fez explodir para 5 milhões o número de
seguidores da Igreja na própria Nigéria. Para isso, criou um império na Nigéria, com canal de televisão, produtora de filmes, escolas e universidade."

Aqui, missionários já começam a erguer templos da Igreja de Deus dos Cristãos Redimidos -
como foi batizada em português - em 8 cidades, como Brasília e Uberlândia.

Como funciona a Igreja de Deus dos Cristãos Redimidos. o império de Adeboye recém-chegado ao Brasil:

CRENÇAS E OBRIGAÇÕES
A Igreja acredita que o Espírito Santo dá dons a seus seguidores, como falar ínguas supostamente divinas e fazer profecias. Segundo a Igreja, orações podem resolver problemas dos fiéis e até curar doenças. Em retribuição, eles devem pagar o dízimo, geralmente de 10% da renda.

CERCO DA FÉ
Para conquistar fiéis, o pastor nigeriano conta com um complexo de comunicação na Nigéria. Ele tem uma revista, umcanal de TV a cabo, um provedor de internet e uma produtora de filmes evangélicos. A igreja ainda administra uma rede educacional com mais de 80 escolas e uma universidade.

ENTREP0STOS PELO MUNDO
A expansão da igreja começou com a ajuda de imigrantes nigerianos que viviam no exterior. Depois, missionários foram enviados para desbravar novos territórios. Hoje, a Igreja está em países como China, Paquistão e Alemanha. Só Estados Unidos e Reino Unido têm mais de 300 templos cada.

DESEMBARQUE NO BRASIL
Há 3 anos um missionário chegou ao país. Os cultos já começaram no Distrito Federal e nos estados da Bahia, de MinasGerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Pernambuco. O objetivo é pegar carona no sucesso de igrejas como a Assembleia de Deus, com cerca de 20 milhões de féis.

1 comentários:

joêzer disse...

leonildo campos, no livro "templo, teatro, mercado", diz que o neopentecostalismo está substituindo a ética protestante de poupança pela ética pentecostal de consumo.
isso explicaria parte das estratégias de crescimento das novíssimas igrejas evangélicas.
se posso recomendar,
veja o artigo "eram os deuses mercadores?" no blog nota na pauta:
http://notanapauta.blogspot.com/2008/11/eram-os-deuses-mercadores.html

ab