Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

Fazendo as Perguntas Missionais

domingo, janeiro 23, 2011

Uma postagem recente no blog The Blind Beggar comparou as perguntas feitas pelas igrejas preocupadas somente com a manutenção e aqueles interessadas na missão.
1. Para medir a eficácia, a congregação da manutenção pergunta: "Quantos visitantes conseguimos atrair?" A igreja missional pergunta: "Quantos membros enviamos?"

2. Ao contemplar alguma forma de mudança, uma pergunta: "Se isso incomoda qualquer membro, não vamos fazer. A outra pergunta: "Se isso nos ajudará a abençoar alguém de fora da nossa comunidade de fé, vamos correr o risco e fazer”.

3. Pensando sobre mudança, a maioria dos membros de uma igreja pergunta: "Como isso vai me afetar?” Na outra, ela pergunta: "Isso ajudará a nos alinharmos com a missão de Deus?”
4. Ao discutir sobre a visão para o ministério, uma igreja relembra: "Temos que ser fiéis ao nosso passado". A outra diz: "Temos que ser fiéis ao nosso futuro”.

5. O pastor da manutenção fala para o visitante: "Gostaria de apresentá-lo a alguns membros". Na igreja missional os membros dizem: "Gostaríamos de apresentá-lo ao nosso pastor".

6. Quando confrontado com um problema pastoral legítimo, o pastor de uma igreja pergunta: "Como devo suprir esta necessidade?" O pastor da outra igreja pergunta: "Como devemos suprir esta necessidade?"
7. Uma congregação busca evitar conflito a todo custo (mas raramente é bem-sucedida). A outra congregação entende que conflitos são o preço do progresso, e está disposta a pagar o preço.

8. O estilo de liderança de uma conregação é primariamente gerencial. O estilo da outra é primariamnete transformacional.

9. Uma congregação está preocupada com a sua igreja, a organização e a estrutura, as constituições e comissões. A igreja missional está preocupada com a cultura, com a compreensão sobre como as pessoas seculares pensam e o que as move. Ela tenta determinar as necessidades dessas pessoas e os pontos de acesso ao evangelho.
 10. Pensando sobre crescimento, uma igreja pergunta: "Quantos cristãos, que não são membros, moram a 25 minutos desta igreja? A igreja missional pergunta: "Quantos grupos não-alcançados moram a 25 minutos desta igreja?”

11. Uma igreja olha para a comunidade e pergunta: "Como podemos fazer estas pessoas virem à igreja?" A outra pergunta: "Como podemos ir e nos enturmar como estas pessoas?"

12. Uma congregação pensa sobre como salvar a sua igreja. A outra pensa sobre como plantar novas comunidades missionais para extender o reino de Deus.

0 comentários: