Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

A Arte do Pensamento Estratégico

sexta-feira, março 09, 2007

Contextualizar o evangelho para a comunidade onde a sua igreja se encontra aplicando os dons dos crentes requer o desenvolvimento do pensamento estratégico. Planejar é um dos papéis da liderança. Planejar estrategicamente é um dos papéis dos líderes estratégicos.

No livro Tornando-se um Líder Estratégico, Richard Hughes e Katherine Beatty apresentam cinco aspectos essenciais dessa arte:

O pensamento estratégico requer síntese e análise.

A análise envolve destrinchar algo em partes menores. A síntese tem a ver com entender como as partes funcionam juntamente. Mais pessoas sabem analisar do que sintetizar.

O pensamento estratégico é tanto linear como não-linear.

O pensamento linear assume uma causa e efeito ou uma seqüência. Na cultura atual, esse tipo de pensamento tem se tornado cada vez menos eficiente na explicação e previsão de mudanças.

O pensamento estratégico é tanto visual como verbal.

A maioria dos nossos treinamentos, cultos e comissões ainda são essencialmente verbais. O planejamento estratégico envolve uma visão.

O pensamento estratégico é implícito e explícito

Pesquisas mostram que líderes executivos baseam-se em 50% da sua intuição na tomada de decisões. Existe a necessidade de se levar em conta não somente os dados e o senso de praticidade.

O pensamento estratégico envolve tanto o coração como a mente.

As pessoas serão mais facilmente motivadas para o ministério se o coração for tocado. Compreender quem somos e para onde vamos é importante se quisermos envolver as pessoas mais do que intelectualmente.

A melhor abordagem para o pensamento estratégico envolve os dois elementos dessas declarações. Portanto, a dica é analisar os seus líderes em cada aspecto dessa arte e notar se estão sendo equilibrados e completos.

1 comentários:

Luciano disse...

Olá, parabéns pelo site. Tenho pensado, tenho orado e tenho buscado compreender como colaborar de forma concreta com a obra de salvação de almas para O Senhor Jesus. Sou radialista e fui Conselheiro Tutelar, sempre buscando introduzir o pensamento cristão no meu trabalho, inclusive a inserção na emissora que trabalhava do Programa A Voz da Profecia. Ultimamente abri meu próprio negócio e continuo veiculando A Voz da Profecia. Moro na região Nordeste (Pernambuco). Apesar de certa dificuldade, tenho internet em minha casa e como o pastor local tem 11 igrejas para pastorear, coloquei à sua disposição o meu equipamento para que ele se comunique com os líderes ou com algum membro específicamente. Através da videoconferência temos a oportunidade de vencer a distância e o tempo ou a falta deste.

Abraço,

Luciano Araújo.