Crescimento da Igreja no seu email:

FeedBurner

O Cristão "Verde"

quinta-feira, outubro 09, 2008

Tudo está "verde" atualmente. A propaganda destaca produtos, serviços e companias que não agridem o meio-ambiente. Mas qual tem sido a relação dos cristãos com a ecologia?
Um novo estudo do Grupo Barna divulgado no mês passado analisa as percepções dos americanos quanto ao meio-ambiente, aquecimento global e mudanças no estilo de vida.


Dos entrevistados, 78% concordaram que gostariam de ver os cristãos mais envolvidos em cuidar da criação de Deus. Metade dos adultos entrevistados afirmaram ter mudado o seu estilo de vida nos últimos 12 meses em benefício do impacto ambiental. A mudança climática, mesmo sendo o assunto mais debatido, tem gerado opiniões diferentes. A maioria (63%) acredita que está acontecendo, enquanto 22% não têm tanta certeza.

O ceticismo de alguns americanos esbarra em cinco razões:

  • 49% dos americanos acham que as soluções propostas afetariam negativamente os pobres, especialmente em outros países;
  • 48% acreditam que o aquecimento atual não é primariamente causado pela atividade humana;
  • 47% indicam que a mídia fez do aquecimento global uma história maior do que é;
  • 47% concordam que a economia americana não está forte o suficiente para atacarem o problema do aquecimento.

    Apesar do apetite para fazer mais pela natureza, poucos cristãos ouviram a expressão "Cuidado da Criação" [Creation Care]. De modo geral, 64% daqueles que vão à igreja nunca ouviram sermões sobre o assunto.

David Kinnaman, que dirigiu a pesquisa, apontou que "a comunidade cristã está vivendo uma certa tensão quanto ao meio-ambiente. Mesmo estando engajada e ativa, está incerta quanto a o que fazer e em quem acreditar."

Existe um problema na liderança cristã a cerca das questões ambientais, bem como uma inabilidade em articular claramente a compreensão bíblica a respeito do cuidado da natureza.

Website do Grupo Barna: www.barna.org/.

0 comentários: